Apurado pelo site Deutsche Welle 🇩🇪
Sempre que a guerra na Ucrânia está no noticiário, muitas vezes também há manchetes sobre a vizinha Bielo-Rússia: por exemplo, relatórios oficiais de que armas nucleares táticas russas estão sendo implantadas lá, bem como rumores sobre a saúde do governante bielorrusso de 68 anos Alexandre Lukashenko .
Agora, a mídia estatal russa deu um passo adiante: “Informações sobre a preparação de um golpe na Bielo-Rússia pelo Ocidente foram confirmadas na Polônia”, informou a agência de notícias estatal russa RIA Novosti na quarta-feira, 24 de maio.
A alegação foi rapidamente levantada, substancialmente alterada e divulgada por outros meios de comunicação russos e bielorrussos . Foi assim que, pouco depois, a manchete de um jornal russo anunciou: “Planos gerais poloneses para organizar e apoiar golpe armado na Bielo-Rússia”.
Um usuário do Twitter foi ainda mais longe, escrevendo em inglês: “O Ocidente está preparando um golpe armado na Bielo-Rússia com o apoio do exército polonês”. Esses supostos planos também apoiariam a advertência de Lukashenko, em um discurso em março deste ano, de que o Ocidente quer invadir a Bielo-Rússia e eliminá-la.
Até o próprio Alexander Lukashenko e o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, concordaram com a tempestade da mídia e reagiram aos supostos comentários da Polônia. O governante bielorrusso os viu como uma confirmação de seus comentários anteriores sobre o perigo do Ocidente, descrevendo o general polonês como “doente” e dizendo que estava pronto para um possível levante na Bielo-Rússia. De sua parte, Peskov chamou a Polônia de “estado inimigo”, acusou Varsóvia de histérica russofobia e interferência intencional, e afirmou que a Rússia protegeria Belarus de “uma ameaça tão flagrante”…