Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes sociais uma publicação indicando que a Prefeitura do Rio de Janeiro teria recomendado à população que evitasse a compra de frango diante de um suposto surto de gripe aviária em todo o país. É falso. Até o momento, nenhum caso da doença em humanos foi confirmado no Brasil.
Imagem que circula no WhatsApp indica que a Prefeitura do Rio de Janeiro teria recomendado que a população evite o consumo de frango diante de um suposto surto de gripe aviária em todo o território nacional. Símbolos da Prefeitura, do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) são exibidos no conteúdo. É falso.
Por WhatsApp, leitores sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
ALERTA Surto de gripe aviária em todo território nacional, não compre frango, não leve doença para sua família!
A Prefeitura do Rio de Janeiro afirmou, em nota encaminhada à Lupa, que o conteúdo compartilhado nas redes não tem qualquer vínculo com a administração municipal e negou a existência de casos de gripe aviária na cidade, seja em aves ou humanos. “O material gráfico usa indevidamente a logomarca da Prefeitura do Rio de Janeiro”, disse no comunicado. Vale ressaltar que o país não registra, até o momento, qualquer surto da doença — que, inclusive, não é transmitida pelo consumo de frango…