Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes um vídeo em que o apresentador Claudio Lessa afirma que um estudo publicado nos Estados Unidos teria confirmado a vitória de Jair Bolsonaro nas eleições de 2022. É falso. O suposto estudo não mostra evidências ou fatos, mas alegações sem fundamentos e aplicações inadequadas do princípio matemático da “Lei de Benford”.
Vídeo que circula no WhatsApp mostra o apresentador Claudio Lessa afirmando que um estudo publicado nos Estados Unidos confirmou a vitória de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022. É falso. O suposto documento não mostra evidências ou fatos, mas alegações sem fundamentos e aplicações inadequadas do princípio matemático da “Lei de Benford”.
Por WhatsApp, leitores sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Um artigo acaba de ser publicado nos Estados Unidos, afirmando que o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, candidato à reeleição, efetivamente venceu o segundo turno. O artigo faz um levantamento técnico de ciência forense, mostrando como e onde ocorreu toda a fraude eleitoral.
O artigo não aponta nenhuma prova concreta que ateste fraude nas eleições de 2022. Apesar de o texto enganoso afirmar que o suposto estudo utilizou o conceito matemático da “Lei de Benford”, esse não é um princípio adequado para analisar eleições…