Apurado pelo site Estadão Verifica
Reportagem da Globo foi recortada em postagens nas redes sociais; notícia verdadeira falava apenas do Estado do Rio de Janeiro
O que estão compartilhando: governo federal quer enviar TVs 4K, óculos de realidade virtual e computadores para internos do Complexo de Bangu, enquanto dá desconto de apenas 13 centavos para gás e gasolina e corta benefícios para o Nordeste.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Um trecho do telejornal RJ2, da TV Globo, foi editado para cortar “do Estado” em “governo do Estado”. A reportagem mostra um projeto estadual, do Rio de Janeiro. A Presidência garante não haver discussão neste sentido em âmbito federal. Além disso, a redução dos preços foi de R$ 0,40 para a gasolina e de R$ 8,97 para o gás. Por fim, 9,76 milhões de famílias do Nordeste receberam Bolsa Família no último mês.
Saiba mais: Postagens no Facebook e TikTok manipulam notícias do site G1 Rio de Janeiro e do telejornal RJ2, da TV Globo. Reportagens dos dois veículos informam que o governo do Rio de Janeiro estuda enviar para o Complexo de Bangu aparelhos Smart TV 4k, óculos de realidade virtual e computadores, após a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) aderir ao projeto ‘’Cultura Maker’’, criado pela Secretaria de Estado de Educação em 2021. A lista inicial continha, ainda, itens como câmeras fotográficas profissionais e videogames, retirados posteriormente por segurança. O objetivo era que os equipamentos servissem às escolas que existem em Bangu e em outros presídios do Estado…