FALSO: ‘Fenômeno afélio’ não interfere diretamente na queda de temperatura da Terra

Apurado pelo site Lupa

Mensagem que circula no WhatsApp afirma que o “fenômeno afélio”, momento em que a Terra estaria mais distante do Sol, interfere diretamente na queda da temperatura do planeta. É falso. A mudança no clima é regida pela inclinação do eixo de rotação da Terra, explica a Nasa, não pelo afélio. 
Circula no WhatsApp a informação de que o “fenômeno Aphelion” – quando o Sol está mais distante da Terra – irá provocar uma grande queda na temperatura do planeta, o que causaria maior suscetibilidade para gripes. É falso.

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

A partir de amanhã, às 05h27, vivenciaremos o FENÔMENO APHELION, onde a Terra estará muito distante do Sol. Não podemos ver o fenômeno, mas podemos sentir seu impacto. Isso vai durar até agosto. […] A distância da Terra ao Sol é de 5 minutos-luz ou 90.000.000 km. O fenômeno do afélio a 152.000.000 km. 66% a mais

A ocorrência do afélio, ou aphelion, não tem impacto significativo na alteração da temperatura da Terra. Texto publicado no site da Nasa explica que a distância do Sol não determina a mudança de temperatura. “Isso é regido pela inclinação do eixo de rotação da Terra”, diz…

Veja a apuração completa no site Lupa