Apurado pelo site Lupa
Mensagem que circula por WhatsApp diz que o diretor do Hospital das Clínicas de São Paulo elaborou um texto com diversas recomendações para prevenir e tratar a gripe — incluindo o uso de erva-doce como substituto ao medicamento Tamiflu. É falso. O Hospital das Clínicas informou que nenhum membro da diretoria produziu o texto.
Uma mensagem que circula pelas redes sociais afirma que o diretor do Hospital de Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), preocupado com a “nova gripe”, fez uma série de recomendações para prevenir e tratar a infecção viral. Dentre elas, comer fígado de boi. O texto diz ainda que a erva-doce é usada para produzir o medicamento Tamiflu no tratamento da gripe H1N1. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
Diretor do HC (Hospital das Clínicas) preocupado com a nova gripe, faz as seguintes recomendações: – Fazer do álcool gel o nossso aliado. – Começar a tomar vitamina C urgente, cuidar das crianças. – Lavar as mãos muitas vezes ao dia. evitar locais onde haja multidão; – tomar vitamina C; – comer fígado de boi; – ingerir sucos de acerola e laranja. – Tomar chá de erva-doce duas vezes ao dia…ERVA-DOCE O chá de erva-doce tem a mesma substância que o medicamento TAMIFLU, o remédio usado para tratar a gripe A – H1N1. Aconselha-se tomar o chá como se fosse café, após as refeições. Um infectologista do hospital São Domingos, recomenda tomar de 12 em 12/horas o chá de erva doce, pois ele mata o vírus da influenza. É da erva-doce que é feito o TAMIFLU
Nenhum membro da diretoria do Hospital de Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), fez as supostas recomendações sobre uma “nova gripe”. A informação é da própria assessoria de imprensa do hospital. Tampouco o conteúdo da mensagem é verdadeiro. Essa peça desinformativa é antiga e circula pela internet pelo menos desde 2018…