FALSO: No exterior, Lula desinforma sobre projeto da Petrobras na Amazônia e guerra na Ucrânia

Apurado pelo site Aos Fatos

Em entrevista coletiva no Japão, no domingo (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou argumentos enganosos para minimizar os possíveis impactos ambientais decorrentes da exploração de petróleo na costa do Amapá. Ao afirmar que a perfuração proposta pela Petrobras não causaria problemas por conta da distância até a Amazônia, Lula ignorou que a exploração pode impactar biomas e afetar indígenas que vivem nas proximidades.

Essa, no entanto, não foi a única vez que o presidente se municiou de desinformação durante as recentes viagens ao exterior. Em Portugal, por exemplo, Lula enganou ao afirmar que nunca equiparou as responsabilidades de Rússia e Ucrânia na guerra que teve início em fevereiro do ano passado. Já na Espanha, a fim de defender Dilma Rousseff (PT), ele subestimou a taxa de desemprego brasileira durante o governo dela.

Em cinco meses de mandato e com a política externa resumida sob o mote “o Brasil voltou”, Lula já visitou nove países. Ele havia ido ao exterior antes mesmo de tomar posse, quando participou da COP27 no Egito, para onde viajou no avião do empresário José Seripieri, dono da empresa QSaúde.

Há ao menos outras três viagens internacionais na agenda de Lula para este ano: a reunião dos Brics, na África do Sul, a conferência da ONU, nos Estados Unidos, e o encontro do G20, na Índia.

China. Em abril, petista se encontrou com autoridades chinesas e participou de cerimônia no Grande Palácio do Povo (Ricardo Stuckert/PR)

O Aos Fatos checou uma série de declarações dadas pelo presidente da República desde abril durante viagens internacionais. Confira abaixo um resumo do que verificamos:..

Veja a apuração completa no site Aos Fatos