Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o julgamento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que decidiu pela cassação do mandato do ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) durou apenas um minuto e seis segundos, como afirmam publicações nas redes. A votação em questão ocupou uma hora e 25 minutos da sessão do plenário do tribunal na última terça-feira (16). Ajuizado antes mesmo do resultado das eleições, o processo que resultou na impugnação da candidatura começou a ser analisado pelo TSE em janeiro deste ano.
Os vídeos com a falsa alegação acumulam mais de 350 mil visualizações no TikTok e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (22).
São enganosas as publicações que afirmam que o processo de cassação do mandato do ex-deputado federal Deltan Dallagnol foi julgado em apenas um minuto e seis segundos pelo TSE. Conforme pode ser verificado no registro da sessão do tribunal do dia 16 de maio, a discussão sobre o recurso ordinário que pedia a impugnação da candidatura do ex-procurador durou cerca de uma hora e 25 minutos (veja abaixo).
As peças de desinformação exibem apenas o registro do momento final da votação, quando o ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, confirma a decisão unânime de indeferir o registro de candidatura do ex-procurador…