Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o batalhão do Exército em Ponta Grossa (PR) teve sua fachada verde-oliva pintada com as cores vermelha e branca recentemente para demonstrar que o comunismo está sendo implantado no Brasil, como afirmam posts nas redes. O vídeo compartilhado pelas peças de desinformação mostra a estrutura da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, que usa as mesmas cores ao menos desde 2011. De acordo com o Exército, o branco e o vermelho são historicamente usados pela cavalaria da instituição.
Publicações com a alegação falsa reuniam cerca de 3.000 compartilhamentos no Facebook na tarde desta terça-feira (23). O conteúdo também tem sido difundido no WhatsApp, plataforma em que não é possível medir o alcance (fale com a Fátima).
Em vídeo que circula nas redes, um homem não identificado engana ao afirmar que as paredes da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada de Ponta Grossa (PR), que antes eram verde-oliva, teriam sido pintadas recentemente de branco e vermelho para mostrar que o comunismo está sendo implantado no país. Conforme é possível verificar em oito registros disponíveis no Google Street View (veja abaixo), a fachada da estrutura militar é pintada de branco e vermelho ao menos desde setembro de 2011.
Cores. Registros do Google Street View mostram que batalhão em Ponta Grossa (PR) é branco e vermelho ao menos desde setembro de 2011 (Reprodução)..