FALSO: É falso que estudo tenha concluído que respiradores mataram maioria dos pacientes de covid-19

Apurado pelo site Estadão Verifica

Pesquisa norte-americana foi mal interpretada; análise compilou casos de pacientes que já estavam gravemente doentes por pneumonia ou pela infecção com coronavírus
O que estão compartilhando: texto diz que a pneumonia bacteriana causada por respiradores em hospitais foi responsável por uma taxa de mortalidade mais alta do que a própria infecção por covid-19. Essa teria sido a conclusão de um estudo realizado por médicos pneumologistas norte-americanos.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Procurado pelo Estadão Verifica, um dos autores do estudo, Benjamin D. Singer, confirma que a pesquisa foi mal interpretada no texto que circula nas redes sociais.

Os autores, da Northwestern University, analisaram casos de pessoas que já estavam criticamente doentes com covid ou pneumonia e posteriormente foram intubadas. Singer explica que, embora a pneumonia causada pelos respiradores – chamada de pneumonia secundária – possa ter contribuído para agravar ainda mais o quadro dos pacientes, a causa principal da morte foi a infecção pelo coronavírus ou a pneumonia primária – que já havia sido diagnosticada antes do uso dos respiradores…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica