Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Isso é falso, pois está provado que o Pólo Norte está no meio do Oceano Ártico, em águas geralmente cobertas por gelo, mas não continentais. Além disso, o vídeo viral refere-se à primeira representação cartográfica do Ártico em 1569, com múltiplas referências míticas posteriormente negadas.
Circula no Facebook um vídeo que sustenta que a partir de um erro técnico no Google Earth é possível “descobrir” um continente oculto, onde na realidade deveria haver água.
No entanto, isso é falso, pois está provado que o Pólo Norte está no meio do Oceano Ártico, em águas geralmente cobertas por gelo, mas não continentais.
Além disso, o vídeo viral refere-se à primeira representação cartográfica do Ártico em 1569, com múltiplas referências míticas posteriormente negadas.
Está circulando no Facebook um vídeo que sugere que, com base em um erro técnico do Google Earth, é possível observar que existe realmente um continente oculto ao redor do Pólo Norte, assim como mostraram os primeiros mapas feitos daquele território, mas que agora é “censurado” pelos cientistas. O vídeo é acompanhado por um texto que indica: “Eles sempre mentiram para nós”. No entanto, isso é falso.
O vídeo no Facebook teve mais de 1,5 milhão de visualizações e foi compartilhado mais de 6.000 vezes, segundo dados fornecidos pela própria rede social.
O Pólo Norte está localizado no meio do Oceano Ártico, sobre águas geralmente cobertas de gelo, portanto não há continente, como expresso no vídeo viral . O gelo tem de dois a três metros de espessura e a profundidade do oceano no Pólo Norte é de mais de 4.000 metros…