FALSO: Vídeo usa fotos de presos de El Salvador para alegar existência de ‘infiltrados’ em atos terroristas

Postagem com mais de 150 mil visualizações no Facebook tira de contexto compilado de fotos de detidos publicado no ano passado por conta salvadorenha

Apurado pelo site Estadão Verifica

Uma postagem com mais de 150 mil visualizações no Facebook afirma ter imagens de 33 petistas que teriam se “infiltrado” nos atos golpistas em Brasília no domingo, 8, para praticar vandalismo contra o patrimônio público. Na realidade, as fotos mostradas no vídeo que viralizou são de presos pela polícia de El Salvador na cidade de San Vicente.

As imagens dos detidos estão disponíveis na página da Polícia Nacional Civil salvadorenha no Twitter e foram compiladas pelo usuário de TikTok @informantesv. A conta reúne vários vídeos com fotos de presos de El Salvador. O conteúdo usado para alegar a existência de “infiltrados” nos atos terroristas é de 13 de dezembro de 2022, quase um mês antes dos ataques em Brasília.

O Estadão mostrou que a invasão aos Três Poderes foi premeditada; nas redes sociais, organizadores demonstravam ter um propósito golpista estabelecido. O Estadão Verifica já desmentiu várias postagens que afirmam existir “infiltrados” nos atos terroristas. A mesma ideia conspiratória de “infiltração” foi utilizada por bolsonaristas após o vandalismo em Brasília na noite de 12 de dezembro. A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, no entanto, apenas prendeu participantes do acampamento em frente ao QG do Exército na capital federal. ..

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica