FALSO: Lula acaba de quebrar o pacto de Genebra ao manter pessoas ilegalmente em um campo de concentração #boato

Apurado pelo site Boatos.org

Boato – Lula está quebrando o pacto de Genebra ao manter 1,2 mil pessoas em um campo de concentração em Brasília.

Passados dois dias dos atos antidemocráticos que tornaram a Esplanada dos Ministérios um palco de depredação, as fake news sobre o assunto começam a mudar de tom. Depois da tentativa de uma criação de uma narrativa falsa que apontava que o vandalismo havia sido cometido por infiltrados, agora há reclamações por conta das prisões de quem estava depredando o Congresso, Palácio do Planalto e STF (será que é uma preocupação com os “infiltrados”?).

Uma série de mensagens estão apontando que Lula quebrou o Pacto de Genebra por manter 1,2 mil pessoas (em algumas mensagens é dito que são 1.700 pessoas) em um “campo de concentração”. Isso é reforçado por comentários de norte-americanos com uma série de acusações (e, inclusive, fala que duas pessoas morreram). Leia algumas das mensagens que viralizaram e a transcrição do vídeo:

Versão 1: O Lula acaba de quebrar o pacto de Genebra. Imprensa americana está denunciando o campo de concentração do PT. Versão 2: LULA E SEUS MINISTROS QUEBRARAM O PACTO DE GENEBRA AO MANTER PRISIONEIROS POLÍTICOS EM CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO…

Veja a apuração completa no site Boatos.org