O primeiro secretário de gabinete do Quênia criticou o próprio governo sobre o controverso imposto imobiliário? Não, o vídeo é de 2019

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

EM RESUMO: Um vídeo que circula online mostra Musalia Mudavadi criticando o governo sobre uma proposta de imposto habitacional. Mas este é um vídeo antigo dele criticando um governo anterior .

Nela ele diz que o imposto é “insensível e oneroso porque você está tributando um trabalhador já sobrecarregado”. Ele também diz que o imposto é ilegal.

O vídeo termina com ele dizendo: “Se o governo está realmente comprometido com moradias acessíveis, deve permitir que os quenianos construam casas por conta própria a preços acessíveis”. 

No TikTok, o vídeo tem a legenda: “Musalia apenas se junta à oposição que expulsamos Ruto do governo”. Tem mais de 1.400 curtidas e foi compartilhado mais de 600 vezes. 

O vídeo também foi compartilhado no Twitter, com o tweet dizendo: “PM. Musalia Mudavadi se opõe ao presidente Ruto pela primeira vez.” Já foi visto mais de 22.000 vezes…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦