Circula pelas redes sociais um vídeo com a imagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) utilizando uma faixa. O narrador diz que a foto é recente e o adereço faz referência ao Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas. É falso. Imagem é de abril e não tem relação com eventos recentes. Adereço é uma referência à honraria da Ordem do Mérito da Defesa.
Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais um vídeo com a imagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) utilizando uma faixa verde, azul e branca. De acordo com o homem que narra a gravação, a imagem seria recente e o adereço faria referência ao Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Olha a faixa que o presidente foi usando no último evento em que ele esteve com sua esposa Michelle. Essa não é a faixa presidencial. Essa é a faixa do Estado-Maior das Forças Armadas. O que será que isso significa, hein? Alguma coisa está acontecendo”
A informação analisada pela Lupa é falsa. A foto que mostra Bolsonaro utilizando a faixa nas cores verde, azul e branca é antiga, de abril de 2022, sem relação com eventos recentes. Além disso, o adereço é uma referência à honraria da Ordem do Mérito da Defesa, e não à chefia do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.
A imagem que circula nas redes sociais é da cerimônia de transmissão do cargo de ministro da Defesa realizada em 1º de abril de 2022. O registro é do fotógrafo Alan Santos, da Presidência da República…