FALSO: É falso que Bolsonaro assinou decreto proibindo passaporte diplomático

Vídeo que circula nas redes sociais afirma que o presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou um decreto proibindo a emissão de passaportes diplomáticos e saída de políticos de qualquer cidadania do Brasil. A informação é falsa. Não há qualquer determinação referente ao assunto publicada no Diário Oficial da União. 

Apurado pelo site Lupa

Circula pelas redes sociais um vídeo em que uma mulher afirma que o presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou um decreto proibindo a emissão de passaportes diplomáticos e a saída de políticos do país. 

De acordo com ela, a norma foi publicada no Diário Oficial da União e determina, também, a transferência de 300 pessoas de cargos no Itamaraty e na Embaixada. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

Está proibida a emissão de passaportes diplomáticos e proibida a saída de políticos e cidadanias de qualquer pessoa política do país”

A informação analisada pela Lupa é falsa. Nenhum decreto proibindo a emissão de passaportes diplomáticos ou a saída de políticos do Brasil foi publicado pela Presidência da República. Uma busca pelas palavras “passaporte diplomático” no Diário Oficial da União mostra que a publicação mais recente referente ao tema foi feita no dia 15 de dezembro de 2022, quando o Ministério das Relações Exteriores concedeu o passaporte diplomático para um adido da Embaixada do Brasil em Pretória e seus familiares…

Veja a apuração completa no site Lupa