Vídeo que circula nas redes sociais mostra o ministro da Justiça e Segurança Pública comemorando o resultado das eleições de 2022 ao lado de um homem que usa uma blusa verde. Publicações afirmam que seria George Washington Sousa, investigado por montar uma bomba em Brasília. É falso. O homem ao lado de Dino é Carlos Brandão, governador do Maranhão.
Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), comemorando o resultado das eleições de 2022 ao lado de um homem que usa uma blusa verde com o número 13. De acordo com a publicação, esse homem seria George Washington Sousa, investigado por terrorismo após montar uma bomba nas proximidades do aeroporto de Brasília (DF). Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
No Maranhão durante apuração dos votosHomem bomba preso em Brasília dança ao lado do Ministro da Justiça [Flávio Dino]”
A informação analisada pela Lupa é falsa. O homem que aparece ao lado de Flávio Dino é o atual governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB). No vídeo, eles comemoravam o resultado do 2º turno das eleições que elegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Não há relação com George Washington Sousa, preso em dezembro e investigado por terrorismo.
Uma foto do dia do pleito, publicada pelo perfil de Brandão no Twitter em 30 de dezembro, mostra governador e ministro utilizando as mesmas roupas do vídeo que circula nas redes sociais…