Publicação no Facebook resgata gravação em que Deltan comenta sobre condenação por danos morais a Renan Calheiros; processo que cassou mandato do deputado é outro, em que ministros do TSE entenderam que ex-procurador burlou Lei da Ficha Limpa
Apurado pelo site Estadão Verifica
O que estão compartilhando: vídeo em que o deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) diz ter sido condenado por fazer críticas ao senador Renan Calheiros (MDB-AL). Postagem no Facebook não informa a data em que o vídeo foi gravado.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: está fora de contexto. O vídeo em questão foi publicado no perfil de TikTok de Dallagnol em 26 de abril. Na ocasião, ele foi condenado por um Tribunal de Alagoas a pagar indenização de R$ 40 mil por danos morais a Renan. A decisão que levou à cassação de Deltan é outra: foi tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça, 16. Os ministros entenderam que o ex-procurador da Lava Jato burlou a Lei da Ficha Limpa ao se exonerar do antigo cargo mesmo respondendo a reclamações administrativas e sindicâncias, que poderiam se tornar processos disciplinares. Ainda cabe recurso, e Dallagnol se disse “indignado” com o resultado do julgamento.
Saiba mais: o vídeo em que Dallagnol diz ter sido condenado por criticar Renan foi publicado por uma página no Facebook logo após a cassação do deputado. Nos mais de 5,4 mil comentários e 9,2 mil compartilhamentos da postagem, vários usuários demonstram ter entendido que a fala de Deltan se referia à cassação, não à condenação anterior por danos morais…