FALSO: É golpe anúncio de devolução de parte de valor gasto com Pix e cartão de crédito

Publicações divulgam um site que assegura a devolução de valores a receber de um suposto “saldo por uso de cartão de crédito e de Pix”. É falso. O Banco Central alerta que mensagens deste tipo são golpes para roubar dados pessoais ou bancários.

Apurado pelo site Lupa

Verificamos uma informação sobre um decreto que liberou saques em dinheiro para a população que usou Pix e cartão de crédito entre 2019 e 2022. É golpe.

A publicação compartilha uma imagem que utiliza o layout do portal de notícias G1. O site fraudulento pede o número do CPF do usuário e informa o suposto valor a receber. No entanto, só é possível receber a quantia após o pagamento de uma “taxa única” de R$ 79. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

Decreto assinado! Governo libera saques para quem utilizou pix e cartão de crédito entre 2019 e 2022. Está disponível a consulta do saldo retido no CPF dos brasileiros

Trata-se de um golpe. Não houve nenhum decreto assinado pelo governo federal com o objetivo de devolver “parte do valor gasto” em Pix ou cartões de crédito. Na verdade, o intuito dos criminosos é roubar dinheiro das vítimas. O Banco Central alerta que mensagens sobre resgate desses supostos valores são fraudulentas…

Veja a apuração completa no site Lupa