Nenhuma evidência de que os EUA proibiram o visto do presidente da comissão eleitoral da Nigéria, Mahmood Yakubu, do governador Nyesom Wike ou outros

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

EM RESUMO: Abundam os rumores após as eleições gerais de 2023 na Nigéria e as críticas à forma como foram conduzidas. Mas não há evidências de que uma longa lista de nigerianos de alto perfil, incluindo o presidente da comissão eleitoral, tenha sido colocada em uma lista de proibição de visto pelos EUA.

A postagem afirma que o ex-governador do estado de Ekiti, Ayodele Fayose , e o presidente do Comitê de Gerenciamento de Parques e Garagens de Lagos ,  Musilu Akinsanya , também conhecido como MC Oluomo, também estavam na lista de proibição de vistos.

“Presidente do INEC, Alhaji Mahmood Yakubu, Wike, MC Oluomo, FFK, Fayose e outros entram na lista de banimento de vistos dos EUA!” o post lê.

O Inec é responsável pela condução das eleições na Nigéria.

O presidente da comissão tem sido criticado pela condução das eleições gerais realizadas em fevereiro e março de 2023. Várias denúncias também foram feitas contra o Inec…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦