A imagem não mostra o incêndio na fábrica Chernyshev em Moscou

Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳

A imagem mostra um incêndio em uma refinaria de petróleo em Moscou em 2018.

Um incêndio ocorreu na fábrica de construção de máquinas com o nome de VV Chernyshev em Moscou, que produz motores para caças MIG. Três pessoas ficaram feridas como resultado do incidente. O incêndio ocorreu em um prédio administrativo na Cherry Street. Segundo relatos, a fábrica é especializada na fabricação de motores para caças. Até o momento, a empresa faz parte da Rostec State Corporation e produz motores para aeronaves MiG-29 e MiG-35.”

Nesse contexto, uma imagem recente de um incêndio atrás de um grupo de prédios de vários andares circulou amplamente nas redes sociais, com usuários alegando que mostra um incêndio em uma fábrica russa. A legenda diz: “Este é o terceiro grande incêndio russo a relatar esta manhã. Na fábrica Chernyshev em Moscou, que produz motores para caças MiG-29”.

Postagem no Facebook |

– 

Uma pesquisa de imagem reversa revela que a imagem retrata um incêndio em uma refinaria de petróleo em Moscou em 2018. De acordo com o artigo da agência de notícias russa Business Petersberg de 17 de novembro de 2018, que o incidente ocorreu como resultado de uma “unidade de refino de petróleo em alta temperatura” capturando fogo. 

Em uma pesquisa mais aprofundada, encontramos um relatório da Reuters publicado em 17 de novembro de 2018 sobre este incidente. De acordo com o relatório, “um incêndio ocorreu em uma refinaria de petróleo em Moscou na manhã de sábado, fechando uma unidade que, segundo dados da Thomson Reuters, produzia mais da metade da produção de gasolina da usina. Equipes de bombeiros lutaram por mais de três horas antes de extinguir o incêndio na refinaria no distrito de Kapotnya, na capital, disse o ministério de emergência…

Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳