Pfizer recomendou sexta dose contra a Covid-19?

Em algum momento a Pfizer recomendou seis doses da vacina contra a Covid-19 para que um esquema vacinal ficasse completo? O que diz o SNS sobre isso?

Apurado pelo site Observador 🇵🇹

Fact Check. Pfizer recomendou sexta dose de reforço contra a Covid-19?

Em algum momento a Pfizer recomendou seis doses da vacina contra a Covid-19 para que um esquema vacinal ficasse completo? O que diz o SNS sobre isso?

Nas redes sociais estão a circular publicações que sugerem que a farmacêutica Pfizer recomendou uma sexta dose da vacina contra a Covid-19 como reforço. A tese não é justificada, não há qualquer referência ou razão apontada para a afirmação e todas as indicações oficiais contrariam a afirmação.

No site oficial do Serviço Nacional de Saúde, na parte dedicada à vacinação contra a Covid-19, são claras as indicações para um esquema vacinal completo. No caso da vacina da Pfizer, a Comirnaty, são necessárias “duas doses” para quem nunca esteve infetado com o coronavírus; uma dose para quem esteve infetado antes da vacinação; e uma dose para quem esteve infetado entre a primeira e a segunda dose.

As recomendações são claras: há vacinas cujo esquema vacinal fica completo com uma dose e outras com duas doses. Em nenhuma delas, em qualquer informação oficial do SNS, estão previstas ou recomendadas seis doses — o mesmo para a vacina da Pfizer. Depois, dependendo de outras questões como doenças de risco, gravidezes ou condição de imunossupressão, são aconselhados reforços variados. Nunca é feita qualquer referência a uma “sexta dose”…

Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹