FALSO: Balsemão falou da teoria da substituição?

Publicação viral alega que fundador do PSD falou numa substituição populacional. É falso.

Apurado pelo site Observador 🇵🇹

Fact Check. Francisco Pinto Balsemão alertou para uma “substituição populacional” em curso em Portugal?

Publicação viral alega que fundador do PSD falou numa substituição populacional. É falso.

Fundador do grupo de comunicação social Impresa, que detém marcas como o jornal Expresso e a SIC, e fundador do PSD, Francisco Pinto Balsemão foi alvo recente de uma publicação viral no passado dia 11 de maio deste ano. A publicação alega que Pinto Balsemão terá dito o seguinte: “A morte de uma nação por via da substituição populacional em nada me afecta pois já estarei morto e não enfrentarei as consequências das políticas que defendo. A geração vindoura de portugueses autóctones enfrentará com vitalidade da qual me alimento, o facto de vir a ser minoria no seu próprio país, num mar terceiro-mundista.”

Entre palavras, algumas com erros ortográficos — como “socialismo” com a letra u — e insultos dirigidos ao ex-líder político — como “esquerdopata” –, o autor acaba por atribuir uma citação falsa a Pinto Balsemão. Estamos, por isso, perante uma publicação errada.

Apesar de a imagem pegar na estética visual do site do semanário Expresso para publicações nas redes sociais — o uso do logótipo, a citação e a imagem da pessoa em causa –, o autor nunca partilha um link da notícia onde Pinto Balsemão poderá ter falado de uma “substituição populacional”. A referência é clara: o autor refere uma das maiores teorias da conspiração que está relacionada com uma suposta substituição da população europeia por pessoas vindas de países de outros continentes como África. O líder do Chega, André Ventura (partido ao qual a publicação se associa diretamente), apesar de já ter negado que defenda tal teoria da conspiração já falou de algo parecido a 14 de outubro de 2021, por exemplo…

Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹