Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳
Um vídeo que mostra uma pessoa votando várias vezes dentro de uma cabine de votação está se tornando viral nas plataformas de mídia social. Alega-se que este vídeo é de Gulbarga North, onde o partido do Congresso é acusado de cometer fraude para vencer as eleições para a assembléia.
https://www.twitter.com/Himanshi_mehra_/status/1658007671348543489
Link arquivado
No tweet viral dado acima, podemos ver um vídeo de uma pessoa lançando vários votos enquanto o oficial de votação observa. A legenda do tweet diz o seguinte: “ Gulbarga North Votação falsa feita em um dos estandes muçulmanos em torno de 6.000 votos por uma única pessoa do partido do Congresso. Agora ele está sendo capturado por Chandu Patil e exigindo a Desqualificação do MLA do Congresso. Kaneez Fatima do INC venceu o Gulbarga Uttar. #Karnataka ”
Assim, o tweet acusa Kaneez Fathima do partido do Congresso de fraudar as eleições para derrotar Chandu Patil do Partido Bharatiya Janata (BJP) no distrito eleitoral de Gulbarga Uttar durante as recentes eleições para a assembléia de Karnataka. No entanto, ao verificar os fatos do vídeo, descobrimos que ele é antigo e não tem relação com Karnataka. Aqui está a verificação de fatos.
Fizemos uma pesquisa no Google usando palavras-chave relevantes para verificar se alguma fraude eleitoral havia sido denunciada na sede da assembléia de Gulbarga Uttar. No entanto, não encontramos nenhum relato de tal manipulação de votação em massa em Gulbarga Uttar.
Ao ouvir a conversa no vídeo, percebemos que o idioma falado não era Kannada, mas Bangla. Este vídeo também se tornou viral no ano passado durante as eleições para a assembléia de Gujarat. Nossa equipe realizou uma verificação completa dos fatos neste vídeo e descobriu que não era de Gujarat, mas de Bengala Ocidental. Você pode ler a verificação de fatos em hindi clicando no link fornecido abaixo.
Leia também | बंगाल नगर निगम चुनाव के समय का वीडियो गुजरात च ुनाव से जोड़कर वायरल।..