FALSO: É #FAKE que Barroso defenda confisco de investimentos

Vídeo viral deturpa trecho de voto em ministro do STF fazia uma comparação hipotética entre os ganhos do FGTS e os ganhos de outros investimentos.

Apurado pelo site Fato ou Fake

Circula nas redes sociais um vídeo que associa uma fala do Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), a uma suposta defesa de um confisco dos investimentos da classe média ou redução de seus rendimentos. É #FAKE.

— Foto: g1

A legenda falsa diz: “Uma expropriação no atacado está sendo gestada no STF. Significa que todos investimentos, privatizações, contratos na Bolsa e investimentos agora podem sofrer confisco mas é pelo social!”

O vídeo é verdadeiro, mas a legenda distorce o contexto e o sentido da fala do ministro Barroso, que votava na Ação Direta de Inconstitucionalidade 5090 –a ação trata do mecanismo de correção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Quando fez a declaração, Barroso não ameaçava diminuir os ganhos da classe média, mas mencionava uma situação hipotética para defender que a correção dos valores do FGTS seja no mínimo igual à correção da poupança…

Veja a apuração completa no site Fato ou Fake