Vídeo que circula nas redes sociais afirma que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi diplomado no dia 12 de dezembro. A prova disso seria que o ato não foi publicado no Diário Oficial da União. A informação é falsa. Segundo o TSE, a lei eleitoral não prevê publicação da diplomação no Diário Oficial.
Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais um vídeo que afirma que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi diplomado no dia 12 de dezembro porque o ato não foi publicado no Diário Oficial da União.
Segundo a gravação, a diplomação realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi, na verdade, uma armadilha para ver se o presidente Jair Bolsonaro (PL) iria agir. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa.
“Lula não foi diplomado no dia 12″
A informação analisada pela Lupa é falsa. O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), foram diplomados durante cerimônia realizada no dia 12 de dezembro, conforme divulgado pelo próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE)l e transmitido ao vivo por diversos veículos de imprensa…