FALSO: É falso que Pfizer defendeu necessidade de sexta dose de reforço contra Covid-19

Publicação que circula nas redes afirma que a farmacêutica Pfizer teria alertado para a necessidade de uma sexta dose de reforço contra Covid-19. É falso. A Pfizer não emitiu nenhum comunicado sobre doses adicionais. Até o momento, no Brasil, não foram orientadas mais de quatro doses de reforço pelo Ministério da Saúde.

Apurado pelo site Lupa

Circula nas redes sociais um post afirmando que a farmacêutica Pfizer teria alertado para a necessidade de uma sexta dose de reforço contra Covid-19. De acordo com a publicação, a nova aplicação seria importante para “aqueles que ainda não morreram”. É falso. Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

PFIZER ADVERTE QUE UMA SEXTA DOSE DE REFORÇO PODE SER NECESSÁRIA PARA AQUELES QUE AINDA NÃO MORRERAM

A Pfizer não publicou nenhum comunicado sobre a necessidade de doses adicionais contra a Covid-19, nem recomendou uma “sexta dose de reforço”. Também não foram localizadas informações sobre o suposto anúncio da farmacêutica em buscadores ou portais de notícia. “O esquema vacinal contra a Covid-19 deve seguir as recomendações estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI)”, esclareceu a farmacêutica em nota encaminhada à Lupa.

Atualmente, para pessoas com mais de 18 anos, a orientação do Ministério da Saúde é de que sejam administradas, primeiramente, ao menos duas doses de vacinas monovalentes contra a Covid-19 — que compõem o esquema primário de proteção. Em um segundo momento, após um intervalo de quatro meses, orienta-se uma dose de reforço com o imunizante bivalente, da Pfizer…

Veja a apuração completa no site Lupa