Mulher de prefeito de Londres de burca em cerimónia?

Uma imagem manipulada mostra prefeito de Londres de mão dada com uma pessoa, referida como a sua mulher, de burca. Sadiq Khan é descendente de paquistaneses e já levantou dúvidas sobre uso do jihab.

Apurado pelo site Observador 🇵🇹

Fact Check. Mulher de Sadiq Khan, prefeito de Londres, usou burca em cerimónia oficial?

Uma imagem manipulada mostra prefeito de Londres de mão dada com uma pessoa, referida como a sua mulher, de burca. Sadiq Khan é descendente de paquistaneses e já levantou dúvidas sobre uso do jihab.

O prefeito de Londres a desfilar de mão dada com uma pessoa de burca que é referida como “a sua mulher”. A imagem foi partilhada nas redes sociais várias vezes nos últimos dias, algumas referindo até que se tratava de um momento na coroação do Rei Carlos III. Os dois aspetos destacados são falsos.

A publicação mostra as duas figuras a passarem de mão dada diante de uma formação militar e a mulher que acompanha Sadiq Khan é referida, no texto que acompanha a imagem, como “propriedade” do prefeito de Londres. Khan é descendente de paquistaneses e quando tomou posse (2016) foi assinalado tratar-se do primeiro muçulmano a liderar uma capital da União Europeia (uma referência pré-Brexit). Também já tinha sido o primeiro ministro muçulmano, quando em 2009 integrou a equipa de Gordon Brown, então primeiro-ministro britânico.

A imagem é, no entanto, falsa. A fotografia foi captada a 3 de junho de 2022., numa cerimónia de ação de graças, na catedral de São Paulo, durante as celebrações do Jubileu da Rainha Isabel II. Isto mesmo pode ser confirmando numa pesquisa no banco de imagens do banco de imagens da agência Getty, onde existem registos deste mesmo instante pelo jornalista Henry Nicholls (para a World Press Agency), com a seguinte descrição: “O prefeito de Londres, Sadiq Khan, e a sua mulher, Saadiya Khan, chegam para o Serviço Nacional de Ação de Graças na Catedral de São Paulo a 3 de junho, 2022, em Londres, Inglaterra.”..

Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹