FALSO: É falso que MST ocupou supermercado em Natal e tomou controle da empresa

Ato que ocorreu em 17 de dezembro de 2022 foi promovido pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), em uma ação chamada “Natal sem fome”. Nas redes sociais do MLB há diversas imagens do ocorrido, que também foi noticiado por jornais locais. Manifestantes saíram do local de forma pacífica, segundo a PM.

Apurado pelo site Lupa

Circula pelas redes sociais a imagem de uma ocupação supostamente feita pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em um supermercado de Natal, capital do Rio Grande do Norte. A legenda do texto diz que os manifestantes tomaram o controle da empresa. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

Caos: MST acaba de invadir supermercado em Natal e toma o controle da empresa”

A informação analisada pela Lupa é falsa. A ocupação citada no post não foi promovida pelo MST, mas pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), em uma ação chamada “Natal sem fome”. Em nota, o MLB Rio Grande do Norte confirmou o ato. Nas redes sociais do movimento ainda é possível ver diversas imagens e vídeos do ocorrido (1, 2, 3, 4 e 5), também noticiado pela imprensa. Ao Diário do Nordeste, o MST do Ceará negou envolvimento.

O caso que aparece falsamente associado ao MST ocorreu em 17 de dezembro de 2022, em um supermercado no bairro do Alecrim, zona leste de Natal. Segundo o MLB, o protesto foi feito para denunciar a fome e negociar a doação de cestas básicas para 400 famílias de diversas periferias e ocupações urbanas — assim como ocorreu no ano passado e início deste ano, quando o grupo ocupou o Extra Midway, também em Natal…

Veja a apuração completa no site Lupa