FALSO: Presidente da Câmara ‘Kevin McCarthy silenciosamente implementou um aumento salarial para os membros (do Congresso) que pode chegar a mais de US$ 30.000 por pessoa. Contorna a Constituição ao reembolsar o aluguel, serviços públicos e refeições’.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Poucas questões deixam os eleitores mais irritados do que ver os dólares dos contribuintes serem usados ​​para aumentos salariais de seus representantes políticos. Portanto, não surpreende que uma mudança recente na forma como a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos paga as despesas de seus membros tenha atraído críticas bipartidárias. 

Brian Tyler Cohen, um comentarista liberal e apresentador de podcast, compartilhou uma captura de tela de um tweet no Facebook, culpando o presidente da Câmara, Kevin McCarthy, R-Calif, pela mudança. A postagem de 3 de maio disse que McCarthy “implementou silenciosamente um aumento salarial para os membros (do Congresso) que pode ser de $ 30.000 + por pessoa. Ele contorna a Constituição ao reembolsar seu aluguel, serviços públicos e refeições”.

A postagem de Cohen também foi compartilhada no Facebook pelo grupo de defesa liberal Occupy Democrats. Enquanto isso, do outro lado do espectro ideológico, o comentarista conservador James Bovard escreveu uma coluna no New York Post criticando a mesma política, sem focar no papel de McCarthy…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸