FALSO: O Serviço de Parques Nacionais postou sobre crianças que foram libertadas de traficantes de pessoas.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Uma postagem benigna do Instagram compartilhada pelo National Park Service recebeu uma reformulação do QAnon em alguns cantos da mídia social. 

Em 8 de maio, o serviço do parque postou a foto de uma banana dentro de uma passagem de caverna no Parque Nacional Mammoth Cave, em Kentucky. Estava usando a banana para ilustrar o tamanho da caverna. 

“De acordo com o parque, Mammoth Cave tem aproximadamente 3,37 milhões de bananas (banana para escala), o que equivale a cerca de 426 milhas (686 km) de passagem pesquisada”, escreveu o serviço do parque na legenda do post. “Uau! Isso é um monte! Embora saibamos que a Caverna Mammoth é o sistema de cavernas conhecido mais antigo do mundo, ainda não descobrimos tudo! Parceiros do parque como a Cave Research Foundation (CRF) estão continuamente mapeando e pesquisando a caverna para ajudar entendermos melhor o recurso.”

Um dia depois, uma captura de tela dessa postagem foi compartilhada no Instagram com uma nova legenda: “O National Parks Service está dizendo àqueles que são ‘lidos’ por meio de um (emoji de banana) que um DUMB cheio de crianças/macacos foi libertado do jacarés (colheita de adrenocromo/traficantes humanos).”..

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸