Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳
O vídeo é antigo e não tem nada a ver com a prisão de Imran Khan
A agência anticorrupção do Paquistão prendeu o ex-primeiro-ministro Imran Khan no Supremo Tribunal de Islamabad na terça-feira em um caso de corrupção. Após isso, protestos e confrontos eclodiram entre os apoiadores de Khan e a polícia.
Em meio a isso, nos deparamos com um vídeo que mostra uma multidão reunida nas ruas e está sendo compartilhado nas redes sociais. Os usuários que compartilharam o vídeo alegaram que as imagens são de Londres, onde as pessoas protestavam do lado de fora do ex-primeiro-ministro paquistanês Nawaz Sharif pela prisão de Imran Khan.
A legenda do post afirma: “Isto não é o Paquistão. Aqui é Londres. O protesto de Imran Khan se torna global – Um grande número de paquistaneses está protestando contra a prisão de Imran Khan em frente à casa de Nawaz Sharif em Londres”.
postagem no Facebook
–
Começamos nossa investigação conduzindo uma pesquisa reversa de imagens no Google, que nos levou a versões mais longas das imagens que circulam, que podem ser vistas em um tweet de 17 de abril de 2022 com a descrição “Vista aérea de protesto fora da residência de Nawaz Sharif em Londres” . Embora a filmagem mostre uma manifestação em Londres, ela foi capturada mais de um ano antes da prisão de Imran Khan em 9 de maio. que descrevem as cenas como relacionadas a protestos separados contra outro ex-primeiro-ministro do Paquistão, Nawaz Sharif.
Em uma pesquisa mais aprofundada, descobrimos uma reportagem publicada no The Express Tribune , um diário paquistanês, em 17 de abril de 2022. Mencionava que pessoas da comunidade paquistanesa protestaram do lado de fora da residência de Nawaz Sharif e da ex-esposa de Imran Khan, Jemima Goldsmith. O protesto ocorreu depois que Imran Khan foi deposto em um voto de desconfiança parlamentar em 9 de abril de 2022…