Youtuber usa documento desatualizado e distorce fatos para criticar Projeto de Lei 2630/2020; não é verdade que a publicidade direcionada será banida da internet
Apurado pelo site Estadão Verifica
O que estão compartilhando: vídeo de youtuber de finanças anunciando o “fim da internet no Brasil” com base em notas de empresas de tecnologia e documento antigo do IAB Brasil. Ele alega, por exemplo, que compras internacionais e o dropshipping serão proibidos com a aprovação do PL 2630/2020, assim como o direcionamento de anúncios.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. A maioria das alegações do youtuber se baseia em um documento do IAB Brasil divulgado em março do ano passado e que traz artigos que foram modificados na versão mais recente do PL 2630/2020. Especialistas consultados pelo blog esclarecem ainda que o projeto não abrange plataformas de comércio eletrônico e que não é verdade que a proposta acabe com o direcionamento de anúncios na internet.
Saiba mais: o vídeo analisado pelo Estadão Verifica apresenta o título “PL 2630 – O fim da Internet no Brasil (Entenda como a PL 2630 vai te prejudicar)” e foi publicado por um youtuber de finanças com mais de 460 mil inscritos no YouTube. O material original foi exibido mais de 90 mil vezes. Trechos também circulam em perfis de direita no Instagram; um post acumulou sozinho mais de 37 mil curtidas…