4 perguntas respondidas sobre o teste de macarrão instantâneo pela Administração de Alimentos e Medicamentos da Nigéria após o susto na Ásia

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

Depois que a Agência Nacional de Administração de Alimentos e Medicamentos da Nigéria (Nafdac) anunciou que testaria macarrão feito localmente, as alegações de que a popular marca de macarrão Indomie havia sido proibida se tornaram virais online.

A mudança de Nafdac em 2 de maio de 2023 seguiu um recall do macarrão de “sabor especial” da Indomie pelos ministérios da saúde de Taiwan e da Malásia. Isso ocorreu depois que autoridades de saúde dos dois países do Leste Asiático disseram ter encontrado óxido de etileno, uma substância potencialmente cancerígena, no macarrão com sabor especial de frango Indomie.

O óxido de etileno é um gás incolor utilizado na fabricação de determinados produtos, como plásticos, detergentes e adesivos. Também é usado para esterilizar equipamentos médicos.

De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA, a exposição prolongada ao gás representa um risco de certos tipos de câncer.

A autoridade de saúde de Taiwan disse que inspecionou 25 produtos de macarrão instantâneo importados e cinco domésticos em várias lojas e mercados do país, e o teor residual de óxido de etileno encontrado em duas amostras não estava de acordo com os regulamentos…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦