FALSO: Dallagnol não disse que igualdade salarial ‘não é de Deus’ ao votar contra projeto

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que o deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) afirmou que a igualdade salarial entre homens e mulheres “não é de Deus”, como afirmam publicações nas redes. O Aos Fatos não encontrou registro de qualquer declaração semelhante do ex-procurador no site da Câmara dos Deputados ou em suas redes sociais.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 1.200 compartilhamentos no Facebook e centenas de compartilhamentos no Twitter nesta segunda-feira (8) e também circulam no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).

Publicações nas redes enganam ao afirmar que o deputado federal Deltan Dallagnol disse que “mulheres devem se resignar em ganhar menos” durante a votação do PL 1.085/2023, que institui medidas para garantir a igualdade salarial entre homens e mulheres que exercem a mesma função profissional. Em busca nas redes, na imprensa e nas notas taquigráficas da Câmara dos Deputados, o Aos Fatos não identificou nenhuma declaração do ex-procurador com esse teor.

Dallagnol de fato votou contra o PL, mas não discursou durante a sessão da Câmara dos Deputados que apreciou o projeto, no dia 4 de maio. Também não há nenhuma fala do parlamentar na página que arquiva discursos sobre o texto no site da Casa Legislativa…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos