Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
A tecnologia de RNA mensageiro foi fundamental na criação de vacinas contra a COVID-19. Mas as agências federais dos EUA estão testando seu uso em alimentos?
É o que diz um vídeo do Instagram de 2 de maio : “mRNA em alimentos está sendo testado pelo USDA agora”, diz o texto sobreposto a um vídeo do que parece ser uma entrevista com um médico.
O vídeo em si não faz menção ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Mas mostra o Dr. Peter McCullough, um cardiologista do Texas que promoveu desinformação sobre as vacinas COVID-19, discutindo um estudo que ele disse ter mostrado que os pesquisadores foram capazes de adicionar e estabilizar mRNA no leite e fornecê-lo a camundongos em diferentes alimentações.
“O RNA mensageiro entrou no sistema dos camundongos e eles produziram anticorpos em resposta à proteína produzida a partir desse código de mRNA”, disse McCullough no clipe. “Portanto, eles provaram que agora o RNA mensageiro pode ser ingerido e atravessar o revestimento epitelial gastrointestinal e entrar na corrente sanguínea. Esta é uma nova fase escura da exposição do RNA mensageiro aos seres humanos.”..