Este vídeo não mostra as imagens de pessoas saqueando uma loja em Manipur, região atingida pela violência.

Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳

Este vídeo foi feito em uma loja de artigos de segunda mão na cidade de Lucena, nas Filipinas. Em 24 de fevereiro, uma grande multidão invadiu a loja durante uma liquidação especial.

A violência eclodiu em Manipur em 3 de maio, depois que as tribos Naga e Kuki organizaram uma Marcha de Solidariedade Tribal contra o movimento para dar o status de Tribo Agendada à comunidade Metei majoritária. Segundo relatos, os manifestantes vandalizaram e queimaram centenas de casas, igrejas, templos e veículos durante a violência. Enquanto as forças armadas avançavam para o estado, o DGP de Manipur disse que os manifestantes saquearam armas e munições de 23 delegacias de polícia sensíveis no vale de Imphal e outros distritos.

Nesse cenário, algumas postagens se tornaram virais com a alegação de que as pessoas estão saqueando lojas em meio aos protestos violentos em Manipur, Rajesh Sharma, o responsável do Partido Aam Aadmi pelos estados do nordeste, foi ao Twitter e compartilhou uma imagem que mostra pessoas saqueando uma loja . A legenda do vídeo afirma “BJP é um governo falido em Manipur, sua responsabilidade de governo é salvar propriedades e vidas de pessoas? Que vergonha para o BJP”.

Realizamos uma pesquisa reversa de imagens no Google com os quadros-chave do vídeo viral para encontrar a fonte original. Como resultado, encontramos o mesmo vídeo no Yahoo News  em 1º de março. De acordo com este relatório, o vídeo era de uma loja de artigos de segunda mão na cidade de Lucena, nas Filipinas. A legenda diz “Caçadores de pechinchas frenéticos se empurravam e subiam nas prateleiras durante uma venda em uma loja de roupas usadas. A multidão entrou na loja de artigos de segunda mão antes mesmo que as portas de enrolar fossem totalmente abertas na cidade de Lucena, nas Filipinas, em 24 de fevereiro”.

Em uma pesquisa mais aprofundada, descobrimos o  mesmo vídeo enviado por Vice News  no YouTube em 3 de março. Segundo a reportagem, o vídeo era de uma espécie de brechó na cidade de Lucena. Segundo o Vice News, a loja anunciou as novidades no dia 24 de fevereiro e, a partir disso, um grande número de pessoas acampou do lado de fora da loja antes mesmo de suas portas abrirem. O relatório também citou a dona da loja, Mildred Garcia Bundialan, que disse que, embora estivesse acostumada com a empolgação dos clientes sempre que novas chegadas eram anunciadas, a multidão empolgada que apareceu do lado de fora de sua loja em 24 de fevereiro a surpreendeu.

..

Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳