FALSO: Vídeo viral de homem malaio vestindo modelo em Saree falsamente compartilhado com um ângulo comum.

Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳

O homem visto no vídeo é Joseph Rakesh, popularmente conhecido como ‘Malaysian Sari Man’ e o vídeo é de um antigo desfile de moda realizado na Malásia.

Um vídeo de um homem colocando um saree em uma mulher se torna viral nas redes sociais. O vídeo se tornou viral com a alegação de que o vídeo mostra um muçulmano chamado Rafiq, que está armando um sari para uma mulher hindu em seu casamento.

O vídeo mostra uma mulher esperando como uma pessoa enrolando seu saree. O homem de óculos ajuda a mulher a armar um saree rapidamente. O vídeo é compartilhado com a alegação: “Até agora, os muçulmanos costumavam chamar turbantes em casamentos, mas agora um menino muçulmano chamado Rafiq começou o negócio de fazer mulheres hindus usarem sarees em seus casamentos. Se sim, por que culpar os outros?”

Fato Crescendo descobriu que as alegações feitas junto com o vídeo viral eram falsas e compartilhadas com um ângulo comum.

 O mesmo vídeo também foi amplamente compartilhado no  Facebook .

– 

Iniciamos nossa investigação realizando uma pesquisa reversa de imagens com os quadros-chave do vídeo, os resultados nos levaram a um vídeo com visuais semelhantes publicado por um canal do YouTube chamado ViVi Tv em julho de 2019, com o título “How to Wear a Saree Simple Passos”. A descrição dos vídeos afirma que são os visuais do malaio Saree Draper Joseph Jerry drapeando um saree sem esforço em 3 minutos…

Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳