Colocando velhas reivindicações na cama: nenhuma evidência de imigrantes indocumentados ‘contribuem massivamente’ para o crime e ‘nada’ para a economia da África do Sul

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

Especialistas dizem que não há evidências de que imigrantes indocumentados contribuam desproporcionalmente para os níveis de criminalidade na África do Sul. 

Cerca de 178 mil pessoas ocupam a ZEP. Sem isso, eles se tornam indocumentados. O governo sul-africano decidiu não renovar a licença, uma decisão que organizações da sociedade civil estão contestando na Justiça . A Federação de Imigração do Zimbábue também está buscando uma interdição para impedir que os zimbabuanos sejam deportados, caso as autorizações expirem.

Em meio a esse debate, um vídeo compartilhado online mostra uma barreira policial em Joanesburgo – a maior cidade da África do Sul, muitas vezes o epicentro de ataques xenófobos. O bloqueio foi montado para prender imigrantes indocumentados, e mais de 50 pessoas foram detidas . 

Narrativas infundadas, mas difundidas, culpam os imigrantes por alguns dos maiores problemas sociais da África do Sul, como crime e desemprego. 

As postagens nas redes sociais no início de 2023 nos deram um vislumbre de algumas dessas atitudes…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦