Não, não há evidências de que existam ‘momentos mais favoráveis ​​para beber água e assim evitar cãibras ou um AVC’

Embora a água seja necessária para o corpo se manter hidratado e funcionar adequadamente, não há evidências para apoiar o falso conselho. Além disso, para evitar cãibras, não é necessário beber água exclusivamente antes de dormir, mas manter-se hidratado durante o dia quando necessário.

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Circula no Facebook uma publicação que afirma que beber um copo d’água antes de dormir previne um acidente vascular cerebral (AVC) ou infarto.

No entanto, embora a água seja necessária para o corpo se manter hidratado e funcionar adequadamente, não há evidências para apoiar o falso conselho.

Além disso, para evitar cãibras, não é necessário beber água exclusivamente antes de dormir, mas manter-se hidratado durante o dia quando necessário.

Uma série de recomendações feitas por um suposto cardiologista está circulando no Facebook com base na pergunta “por que as pessoas precisam urinar tanto à noite”. Em primeiro lugar, a publicação sustenta que “quando uma pessoa está sentada, a força da gravidade retém a água na parte inferior do seu corpo” e que esta é a razão pela qual as pernas tendem a inchar. O texto acrescenta que quando as pessoas se deitam, a parte inferior do corpo busca um equilíbrio com os rins e “é assim que os rins eliminam a água junto com os resíduos, porque esse é o momento mais propício”.

Sob essa premissa, a cadeia viral defende que a água é essencial para eliminar os resíduos do corpo e que “os momentos mais propícios para beber água” são os seguintes: 2 copos de água logo ao acordar ativam os órgãos internos; 1 copo de água 30 minutos antes de cada refeição melhora a digestão; 1 copo de água antes de tomar banho (ou dois) reduz a pressão arterial; 1 copo de água antes de dormir, evita um acidente vascular cerebral (AVC) ou infarto.

Por fim, ele afirma que beber água antes de dormir evita cãibras nas pernas durante a noite. “Quando há cãibras, os músculos das pernas procuram água e umidade”, conclui a publicação. No entanto, essas recomendações são falsas…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷