Estudos que apontam uma potencial ação do vinagre no controle de glicose e insulina são pequenos e não demonstram efeitos significativos no tratamento de pacientes diabéticos, alertam especialistas
Apurado pelo site Estadão Verifica
O que estão compartilhando: que o vinagre é o novo remédio para tratar diabetes e demência. Vídeo publicado no Instagram recomenda beber um copo de água com uma colher de sopa de vinagre antes das refeições sob a alegação de que essa prática reduz significativamente os picos de glicose e insulina.
O Estadão investigou e concluiu que: É enganoso. De acordo com endocrinologistas entrevistados pela reportagem, estudos que apontam uma potencial ação do vinagre no controle de glicose e insulina são pequenos e não envolvem um grande número de pacientes, por isso, são insuficientes para afirmar que o produto pode ser utilizado como remédio para tratar a diabetes e demência.
Conforme explica o endocrinologista e metabologista Levimar Araújo, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SDB), recomendar a ingestão do vinagre para tratar a diabetes é arriscado, porque os estudos não são completos ao ponto de tornar a indicação segura. “Os estudos ainda são muito precários”, disse. “Têm um ‘N’ (número de pacientes) muito pequeno e são muito poucos estudos. Eles precisam de uma averiguação maior para a gente ter um embasamento científico maior. Do ponto de vista científico, no momento, a gente não pode validar essa afirmação”…