FALSO: Vídeo antigo de motociata com Bolsonaro em Natal circula como se fosse atual

Apurado pelo site Aos Fatos

Um vídeo que mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em um passeio de moto com apoiadores, gravado em Natal (RN), em setembro de 2022, voltou a circular como se fosse recente e tivesse sido gravado em Ribeirão Preto (SP). Na verdade, a motociata das imagens aconteceu na capital potiguar, no dia 14 de setembro, durante a campanha eleitoral.Postagens com o conteúdo enganoso acumulavam mais de 41 mil curtidas e 329 mil visualizações no Facebook e ao menos 343 mil visualizações no Kwai até o início da tarde desta quarta-feira (03). O vídeo falso também circulou no Whatsapp, onde não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).

O vídeo de uma motociata do então presidente Jair Bolsonaro com apoiadores em Natal, em 14 de setembro de 2022, circula nas redes como se fosse atual e gravado na cidade de Ribeirão Preto (SP), o que é falso. O registro no contexto original aconteceu no dia 14 de setembro de 2022, durante o período eleitoral, em um evento que contou com a presença de Bolsonaro, do candidato ao Senado Rogério Marinho (PL) e de outras lideranças políticas, além de apoiadores do então candidato à reeleição. O G1 também noticiou o passeio de moto.Em uma busca reversa no Twitter, Aos Fatos identificou uma série de registros daquele dia em que Jair Bolsonaro aparece em diversas imagens com a mesma camisa e luvas, levando na garupa um homem de camisa branca e óculos escuros pendurados, que seria Rogério Marinho. Um vídeo do evento foi publicado na conta oficial de Marinho no TikTok, em que é possível analisar tanto as roupas usadas pelos candidatos quanto a semelhança entre os percursos (veja a comparação abaixo).

Apesar da divulgação de imagens falsas de uma motociata com Bolsonaro, de fato houve uma recepção ao ex-presidente na cidade de Ribeirão Preto (SP) no último dia 30. Vídeo publicado pelo Poder360 mostra o político na carroceria de uma caminhonete, seguido pela Polícia Militar e apoiadores em motos e carros, mas vestindo uma camisa marrom, diferente da que aparece na peça desinformativa…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos