Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
EM RESUMO: O ex-ministro e governador do estado de Rivers, Chibuike Amaechi, criticou seu companheiro de partido, o presidente eleito da Nigéria, Bola Tinubu. Mas ele não chegou a rotular Tinubu de traficante de drogas.
A postagem no Facebook também afirma que Amaechi disse que se o Congresso dos Progressistas (APC) e a Comissão Eleitoral Nacional Independente (Inec) tivessem analisado adequadamente todos os candidatos presidenciais, Tinubu teria sido desqualificado por tráfico de drogas.
A citação , publicada em 16 de abril de 2023, diz: “Os EUA não estão satisfeitos com o governo da Nigéria porque os EUA expuseram o caso de tráfico de drogas de Tinubu à Nigéria, para que o INEC pudesse fazer o necessário, mas o INEC não agiu. É uma vergonha para a Nigéria que o presidente eleito, Bola Tinubu, vá a tribunal por um caso de tráfico de drogas. O presidente americano não parabenizou Tinubu por causa desse caso de tráfico de drogas e fraude eleitoral”.
A citação também apareceu no Facebook , e aqui .
Amaechi perdeu a eleição primária presidencial de 2023 da APC para Tinubu. Ele não participou dos eventos públicos de campanha de seu partido antes das eleições de 25 de fevereiro…