Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
Três anos depois que uma pandemia global levou as autoridades de saúde pública a recomendar o uso generalizado de máscaras, os usuários das redes sociais alertaram que as pessoas que usavam máscaras sem saber se sujeitavam a riscos de saúde potencialmente devastadores.
Eles compartilharam uma história do Daily Mail de 22 de abril com o título: “Máscaras faciais podem aumentar o risco de natimortos, disfunção testicular e declínio cognitivo devido ao acúmulo de dióxido de carbono, alerta o estudo”.
A história chamou de “nova pesquisa explosiva”. Mas os usuários de máscaras preocupados devem respirar fundo: o referido estudo – que na verdade era um artigo que revisava estudos – não apresenta evidências de que as máscaras causaram sérios problemas de saúde.
A manchete foi compartilhada no Instagram e copiada em postagens semelhantes , que foram sinalizadas como parte dos esforços da Meta para combater notícias falsas e desinformação em seu Feed de Notícias. (Leia mais sobre nossa parceria com a Meta, proprietária do Facebook e do Instagram.)..