Postagens nas redes sociais enganam ao relacionar contrato da construtora Odebrecht ao presidente
Apurado pelo site Estadão Verifica
O que estão compartilhando: que a construção de uma ferrovia em Angola, pela Odebrecht, é uma iniciativa do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
O Estadão investigou e concluiu que: é enganoso. Lula não tem participação no acordo celebrado entre o governo de Angola e a construtora OEC, antiga Odebrecht. A empresa explicou que a OEC Internacional, sucursal de Angola (OECI, S.A), venceu uma licitação realizada em 2022 e que o projeto da ferrovia não tem financiamento ou garantias de origem brasileira. Despacho emitido pelo governo angolano que autoriza a celebração do contrato da obra não cita o Brasil como um dos agentes do empreendimento.
Saiba mais: No dia 27 de março, foi publicado no Diário da República de Angola um despacho que autorizou a despesa de US$ 1.168.405.370,00 para a construção de 260 quilômetros de ferrovia que ligará a cidade de Luena até Saurimo. O trecho será um ramal do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), uma ferrovia com 1344 quilômetros de extensão que corta Angola de leste a oeste, ligando o porto de Lobito, na costa atlântica, até Luau, cidade de fronteira com a República Democrática do Congo…