FALSO: É falso que chefe do tráfico da Maré foi morto como queima de arquivo do 8 de janeiro

Post usa imagens de três pessoas diferentes. Corpo carregado por policiais é do traficante Wallace Leite Gomes, conhecido como PQD. Já o homem que posou para fotos com Lula é o empreendedor social e ativista Raull Santiago. Só tem relação com o 8 de janeiro o mecânico Fábio Alexandre de Oliveira, que aparece sentado na depredação do prédio do STF

Apurado pelo site Lupa

Circula pelas redes sociais uma publicação informando que o chefe do tráfico no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, foi morto como queima de arquivo, por comandar os atos golpistas do 8 de janeiro. A postagem é acompanhada por imagens e um vídeo. A gravação mostra um homem sentado na cadeira do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante os ataques. O vídeo também traz imagens de um homem ao lado de Moraes e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Há ainda versões da publicação que mostram policiais militares carregando o que parece ser um corpo e fotos de um homem (que seria o traficante) ao lado de duas mulheres. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

Olhe aí galera….Mataram o chefão do tráfico da Maré, hoje pela manhã.Ele foi um dos que comandaram a invasão do dia “8”.QUEIMA DE ARQUIVO…. o bicho tá pegando pra eles, e eles, estão se livrando !!!

A informação analisada pela Lupa é falsa. As imagens compartilhadas mostram três homens diferentes. O corpo que aparece sendo carregado por policiais é o do traficante Wallace Leite Gomes, conhecido como PQD, morto em 18 de abril durante uma operação da Polícia Militar na Cidade de Deus, zona oeste do Rio de Janeiro (Band e G1 divulgaram o caso). O homem que posou para fotos com Moraes e Lula é o empreendedor social e ativista Raull Santiago, do Rio de Janeiro (RJ). Nenhum deles tem relação com os atos golpistas do 8 de janeiro. O único que participou dos ataques é o mecânico Fábio Alexandre de Oliveira, de Penápolis (SP), que aparece sentado na cadeira de Alexandre de Moraes durante a depredação do prédio do STF.

Abaixo, confira um comparativo entre os três homens:..

Veja a apuração completa no site Lupa