FALSO: É falso que levantar rapidamente da cama durante a noite aumenta o risco de AVC

Isso é falso, pois não há evidências científicas para apoiar que sair da cama repentinamente durante a noite aumenta o risco de derrame ou morte súbita. Sim, é provável que em alguns casos cause tontura ou desmaio por hipotensão ortostática, mas isso não é sinônimo de acidente vascular cerebral.

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Circula no Facebook uma publicação de um suposto médico que garante que existe uma “lei de um minuto e meio” antes de sair da cama para evitar um acidente vascular cerebral (AVC). 

No entanto, isso é falso, pois não há evidências científicas para apoiar que sair da cama repentinamente durante a noite aumente o risco de derrame ou morte súbita.

Sim, é provável que em alguns casos cause tontura ou desmaio por hipotensão ortostática, mas isso não é sinônimo de acidente vascular cerebral.

Circula no Facebook um suposto alerta para evitar a morte súbita de quem se apresenta como cardiologista e salva-vidas que indica: “Um alerta muito importante para quem acorda à noite para ir ao banheiro… É preciso ter cuidado com a “LEI DE UM MINUTO E MEIO” (o que está cientificamente comprovado)” (sic). 

O texto também recomenda que, nessa época, para sobreviver a um AVC, seja preciso: “alongar-se por 30 segundos após acordar e sentar-se na cama por mais 30 segundos, abaixar calmamente as pernas e sentar-se na ponta da cama por 30 mais segundos e só então levantar para ir ao banheiro” (sic). No entanto, isso é falso.

Não há evidências científicas de que levantar da cama repentinamente durante a noite aumente o risco de morte súbita ou derrame , embora os médicos alertem que isso pode causar tonturas ou desmaios…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷