Post diz que Elon Musk financia tratamento contra diabetes que possui alta eficácia. A publicação leva para uma página com o logo do Fantástico, da Globo, e faz propaganda para um medicamento chamado Evo Control. É falso. A Globo diz que seus sites não publicaram a informação. Anvisa diz que o medicamento não é autorizado no país.
Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais publicação informando que o “homem mais rico do mundo” está investindo em um tratamento para diabetes que possui 98% de eficácia comprovada. A publicação é acompanhada por uma foto do bilionário Elon Musk e dá a entender que a informação foi noticiada pelo g1. O post ainda traz um link para uma página que possui o logotipo do programa Fantástico, da Globo, e informa que o tal tratamento para diabetes está disponível no Brasil. A página ainda traz um link para que o usuário possa realizar a compra do medicamento citado no texto. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Homem mais rico do mundo financia tratamento para diabetes com 98% de eficácia e choca comunidade cientifica
A informação analisada pela Lupa é falsa. O g1 não publicou reportagem sobre financiamento de Elon Musk para tratamento para diabetes. Além disso, o medicamento citado no post não é autorizado no Brasil, diz a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A Globo informa, em nota, que tanto o g1 quanto o site do Fantástico não publicaram informações sobre Elon Musk financiar um tratamento contra a diabetes. Uma busca no g1 – que também agrega conteúdos do Fantástico – não gerou resultados sobre o tema. Nenhum outro veículo noticia o caso…