Vídeos que circulam nas redes sociais mostram supostos protestos contra a recente visita do presidente Lula a Portugal. Em um deles, diversas pessoas aparecem gritando “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”. É falso. Registro foi publicado em setembro de 2022 e o ato ocorreu em Brasília.
Apurado pelo site Lupa
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram supostos protestos contra a recente visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Portugal. Em um deles, diversas pessoas aparecem gritando “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”. Em outro post, um vídeo mostra o momento em que Lula desembarca em Portugal e é recebido por gritos de “não vai ter picanha”. Por WhatsApp, leitores sugeriram que os conteúdos fossem analisados. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
LULA RECEBIDO COM FESTA EM PORTUGAL. SENDO OVACIONADO PELOS PORTUGUESES
A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo não mostra a recepção de portugueses ao presidente Lula e nem foi gravado em Portugal. Os registros mais antigos encontrados nas redes sociais são de setembro de 2022, durante as eleições presidenciais. Além disso, é possível averiguar, a partir de elementos encontrados nas imagens, que o ato ocorreu em Brasília, não em Portugal, como sugere o boato.
A Lupa identificou o mesmo vídeo em diversos posts no Twitter publicados em setembro de 2022. O mais antigo é de 25 de setembro. De acordo com essas publicações, o contexto da gravação seria um protesto a favor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na rodoviária de Brasília…