Publicação nas redes afirma que o presidente Lula estava em Brasília no momento em que ocorriam os atos golpistas de 8 de janeiro. É falso. O petista estava em Araraquara (SP), em visita de apoio em decorrência das enchentes na cidade. Imagens do GSI mostram que Lula só chega ao Planalto às 21h23 — horas após o fim dos atos golpistas.
Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais a informação de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estava em Brasília no momento em que ocorriam os atos golpistas de 8 de janeiro. Como prova disso, as postagens compartilham um vídeo que mostra o petista no Palácio do Planalto ao lado de auxiliares, como o então ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
“Lula estava na cena do crime do dia 8 de janeiro, inclusive acompanhando do General Gonçalves! Quem estava em Araraquara ? Como ele conseguiu estar em dois lugares ao mesmo tempo?”
A informação analisada pela Lupa é falsa. No momento dos atos golpistas de 8 de janeiro em Brasília, Lula estava em Araraquara (SP) para avaliar os danos causados pelas chuvas no município. O vídeo que mostra o presidente no interior do Palácio do Planalto, acompanhado do então ministro-chefe do GSI, general Gonçalves Dias, foi registrado horas após o fim da invasão dos golpistas, às 21h31. Naquele dia, o petista só desembarcou na capital federal às 20h50, conforme informa sua agenda oficial.
As imagens divulgadas pelo GSI mostram Lula chegando ao Palácio do Planalto às 21h23. Minutos depois, às 21h31, o presidente passa em frente ao seu gabinete em meio a uma comitiva de ministros e auxiliares. O mandatário gesticula diante dos vestígios de vandalismo, demonstrando irritação…